Tanto na Cromoterapia ou mesmo no marketing, a vibração das cores é explorada como uma ferramenta de auxílio para o ser humano.
É possível receber o benefício da vibração das cores de várias maneiras como nos alimentos, nas luzes, na mentalização, nos cristais e ainda, na arte.
Existem muitas ferramentas no mundo para nos auxiliar a viver a melhor vida que pudermos, e a que tudo indica, as cores tem esse potencial e já fizeram muito bem a um numero significativo de pessoas.
Assim, mostramos aqui o significado das cores, tanto no campo físico como no psicológico do ser humano. São tantos benefícios que vão te surpreender.
Vermelho
Vibração no físico: O vermelho é uma cor primária com propriedades estimulantes que, quando usada convenientemente, ativa os 5 sentidos, o sistema nervoso central, o fígado e contribui para a produção saudável de glóbulos vermelhos e hemoglobina.
Vibração no psicológico: Paixão, entusiasmo, impacto, agressividade, força, energia, amor, liderança, masculinidade, perigo, fogo, raiva, fome, revolução, “pare”
Laranja
Vibração no físico Aumenta a energia dos pulmões e do estômago, auxiliando também no tratamento das náuseas. Pode aumentar a pulsação, estimular a tireoide e o crescimento dos ossos, produzindo energia que se espalha pelo corpo.
Vibração no psicológico: Estimula força, euforia, alegria, coragem, sexualidade, autoestima, ânimo, criatividade e confiança.
Amarelo
Vibração no físico: Primeiramente indicado para casos de verminoses, favorece a redução dos parasitas que habitam a flora intestinal, uma ótima cor para quem tem diabetes. Auxilia na eliminação de muco por se tratar de uma cor com efeito expectorante. Contribui para o bom funcionamento do intestino grosso, manchas de pele, cravos, espinhas e outras afecções da pele.
Vibração no psicológico: Ajuda a expressar opiniões, realizar desejos, medo de mudança, dificuldade de socialização, falta de memória e dispersão, Desenvolve a reciprocidade, a coragem, a alegria e estimula o pensamento, a fala e a memória. Símbolo da iluminação divina, estimula os dons espirituais e a mediunidade. Melhora também a criatividade, ótima para exercícios de autoconhecimento.
Verde
Vibração no físico: Promove limpeza orgânica, é antisséptica, bactericida, germicida e é depurativa. Também, regula as glândulas endócrinas, melhora o ritmo cardíaco, pressão arterial e problemas digestivos e respiratórios. Favorece a cicatrização.
Vibração no psicológico: Indicado para estresse, cansaço, desvitalização, mágoas, ressentimentos, irritação, ansiedade e insônia. Combate o medo de amar e se relacionar, auxilia no relaxamento dos músculos, bem estar, confiança, amor próprio e autoestima.
Azul
Vibração no físico: Uma cor extremamente terapêutica, colabora com a regeneração dos tecidos e favorecimento de recuperação, promove relaxamento corporal e ainda, indicada para qualquer tipo de dor. Purificadora, contrai as artérias do corpo, assim diminuindo a pressão arterial. Também, atua positivamente no sangue, construindo a vitalidade e favorecendo a coagulação sanguínea. Fortalece as paredes do intestino grosso e propicia no intestino delgado a boa absorção de nutrientes. Ameniza as contrações uterinas podendo ser usada em momento de cólicas menstruais. Ainda, favorece no período de gestação, uma ótima opção para aqueles momentos de náuseas e vômitos por diminuir os movimentos peristálticos.
Vibração no psicológico: Proporciona paz, serenidade, aquieta a mente, reduz tensão e auxilia o controle da mente. Também, padrões obsessivos de pensamento, equilíbrio emocional, desperta sinceridade, companheirismo, gratidão. Ao despertar a fé promove quietude interior e altruísmo.
Índigo
Vibração no físico: Ao contrário do azul, o índigo vai acalmar sem deixar a pessoa apática. Vai promover a boa visão e regeneração das células, exerce também benefícios aos ouvidos, tímpanos e labirinto contribuindo para a plena saúde destes órgãos. Energiza a glândula hipófise regulando os hormônios na corrente sanguínea, o índigo atua positivamente sobre o sistema linfático. Equilíbrio dos líquidos no corpo. Pode ser usado em processos inflamatórios também.
Vibração no psicológico: Estimula a intuição, ajuda a eliminar medos e inibição. Ainda, ajuda a ter novas ideias e livrar-se de pensamentos negativos. Também, amplia o mental permitindo compreender de forma ampla as situações ao redor, desperta nossa consciência a níveis elevados.
Violeta
Vibração no físico: Energiza a glândula Pineal localizada no centro da cabeça. Fisicamente ela produz o hormônio melatonina, no âmbito energético e metafísico representa o centro da compreensão espiritual e percepção extrassensorial abrindo nossos canais de inspiração e intuição. Possui ação terapêutica no sistema nervoso central, mantém o bom funcionamento da memória, raciocínio e coordenação motora. Fortalece nosso sistema imunológico por atuar energizando os glóbulos brancos (nossos soldados de defesa) evitando ataques de vírus, bactérias, fungos e outros intrusos.
Vibração no psicológico: Acalma o coração e a mente. Aumenta a concentração e o poder de meditação. Possui efeito curativo sobre todas as formas de neuroses. Transmuta energias e padrões de comportamentos, dissipando forças energéticas negativas.
Outras cores simplificadas
Ainda, existem outras cores que não são usadas na cromoterapia propriamente, mas que são estudadas em outros campos como o marketing.
Marrom: materialismo, excitação, terra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade. Preto: não, poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, mal, tristeza, remorso, raiva. Branco: sim, proteção, amor, respeito, mesura, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilidade, casamento (culturas ocidentais), morte (culturas orientais), frio, clínico, estéril. Prata: riqueza, glamour, fascínio, diferença, natural, liso, suave, macio, elegante, tecnológico. Ouro: preciosidade, riqueza, extravagância, calor, riqueza, opulência, prosperidade, grandeza
Para absorver esses benefícios: – Luzes artificiais – Meditação e visualização das cores – Utilizar roupas com cores relacionadas – Aproveitar de alimentos nas colorações desejadas – Utilizar cristais nas cores correspondentes ao que precisar – Pinturas
Cores e os dias da semana
Outra curiosidade sobre as cores, é que elas tem um dia mais favorável para serem usadas, isso de acordo com os planetas. Em muitas línguas os dias da semana foram inspirados nos planetas e as cores seriam ligadas a característica de cada um.
Segunda-feira: É o dia da Lua. Yin ou receptivo (feminino) a energia, as cores são branco, prata e creme.
Terça-feira: É o dia de Marte. YANG (masculino), dia muito energético, governado pelo planeta Marte, suas cores são vermelhos de todos os matizes e algumas laranjas.
Quarta-feira: É o dia de Mercúrio. YANG, masculino e sua energia governada pelo planeta da comunicação, Mercúrio. As cores são violetas, cores cinzas, e em alguns momentos um pouco de laranja.
Quinta-feira: É o dia de Júpiter. Com uma energia masculina YANG e governado por Júpiter, o planeta da abundância e boa sorte. As cores são azul royal, azul e roxo.
Sexta-feira: É o dia de Vênus. Dia do sexo feminino ou YIN, e sua energia governado por Vênus o planeta do amor. As suas cores são verde, rosa, e tons pastéis.
Sábado: É o dia de Saturno. Dia do sexo feminino ou YIN, e sua energia governado por Saturno, a energia de disciplina e de estrutura. As suas cores são o preto, os negros, tons escuros, cinza escuro, e Índigo.
Domingo: É o dia do Sol. YANG e é masculino, e sua energia governada pelo SOL, suas cores são amarelos, ouros, laranjas e tons de branco.
São muitos os benefícios das cores e existem estudos muito aprofundados sobre que vale a pesquisa para quem se interessa. Assim, é importante entender que as cores trazem uma vibração que auxilia nos processos, mas que não podem ser consideradas curativas. A medicina convencional ainda é a terapia mais eficaz no tratamento de doenças, e terapias alternativas podem ser complementares, mas nunca usadas como únicas, principalmente em casos graves de doenças. Sempre procure um médico devidamente credenciado.
Comentarios