top of page

Melhore a cada dia com o Kaizen


Melhore de vida com a filosofia Kaizen

Kaizen, que na língua japonesa significa KAI = mudança e Zen = melhoria , tem como princípio a "melhoria contínua". É uma filosofia que iniciou ao fim da Segunda Guerra Mundial para o setor empresarial, mas devido a sua relevância foi aplicado a todas as áreas da vida.


Quando a guerra chegou ao fim, o Japão assim como diversos outros países, estava completamente devastado, não só geograficamente como também economicamente. A nova opressão vinda dos Estados Unidos sobre a nação gerou diversas dificuldades para os trabalhadores japoneses, que precisaram lutar mais que nunca por direitos e melhores condições de trabalho.


Quando conseguiram alguma estabilidade industrial, retomaram o estilo de administração que adotavam anteriormente, porém, o mundo já não era mais o mesmo e algum tipo de renovação precisava acontecer. Assim, surge o conceito de aprimoramento continuo KAIZEN.


Kaizen nos negócios


Kaizen é melhoria continua

Inicialmente, o Kaizen trouxe uma nova cultura na gestão de empresas. Essa cultura se baseia em dar todas as ferramentas necessárias para que equipes consigam buscar resultados melhores constantemente.


Dessa forma, o tempo traria os resultados desejados e a perspectiva da empresa em relação a competição do mercado de maneira positiva, já que progresso constante é receita certa para o crescimento. Seriam monitorados e otimizados os desperdícios e falhas mais comuns, já que qualquer falha que nunca é trabalhada atrapalha o caminho de evolução de uma empresa.


Mas nada disso poderia ser de forma repentina, o que é a chave principal da filosofia Kaizen. As mudanças são micro metas aplicadas e executadas diariamente, que na soma de um todo pode gerar em torno de 300% de melhorias em um único ano.


Nessa linha, todos da empresa participam ativamente dessa ideia. Buscar melhores produtos, relacionamentos, resultados financeiros, etc. A melhoria constante é a meta de todos os departamentos e precisa estar alinhada e seguindo para o mesmo objetivo.


Kaizen para o desenvolvimento pessoal


Auto desenvolvimento e o Kaizen na pratica

Kaizen é acreditar que sempre é possível fazer melhor, e as pesquisas mostram que é verdade. Todo dia algo precisa ter melhorado. Se hoje você lê apenas uma página por dia, amanhã precisa conseguir ler duas ou uma página e uma linha de outra, mas pelo menos 1% de melhoria diária precisa acontecer.


A leitura é apenas um exemplo, mas é possível melhorar nossa alimentação, nosso sono, nossa produtividade ou nosso descanso. É possível trazer melhoria a qualquer coisa que quisermos focar.


Existem três fatores que tornam o Kaizen praticável e eficaz. Estabilidade emocional, ambiente harmonioso e organização pessoal. Conseguir esses três pilares na verdade já significa uma melhoria diária.


Também no pessoal, as melhorias não podem ser repentinas, ou podem fazer estragos ao invés de trazer o resultado positivo desejado. Não existe violência de atitudes nessa filosofia, e sim persistência diária.


Se uma pessoa se propõe a melhorar 1% todos os dias, e o ano tem 365 deles, podemos entender de maneira superficial que ao longo de um ano praticando o conceito, ao final a pessoa estará mais de 300% melhor do que no inicio do ano. Isso com micro metas concluídas e sem o impacto que mudanças grandes pode causar.


Os resultados são a expressão máxima da filosofia Kaizen


Existem infinitas filosofias, conceitos, técnicas e pensamentos que foram desenvolvidos ao longo da história da humanidade. E adquirir esses conhecimentos é fundamental para que o indivíduo tenha uma base sólida de referências na vida.


Porém, todo conhecimento que não é colocado em prática, não serve para nada e ainda ocupa espaço no nosso cérebro. Portanto, aplicar o que se aprende é o que difere as pessoas entre sonhadores e realizadores.


Desenvolva sua maneira de focar na sua melhoria continua. Escrevendo todo dia algo que pode melhorar, assim você documenta seu compromisso com você mesmo. Seja fazendo uma lista de tudo, ou seja um alarme que te lembre todos os dias de fazer algo melhor.


O que realmente importa, é o desejo de ser melhor sempre. E não melhor que os outros, pois a competição é boa e saudável, mas pessoas de alta performance percebem a competição como algo muito mais pessoal, uma competição com seu eu de ontem, e não com outras pessoas.


A frase que mais define o Kaizen é: 'Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje.'






Comments


bottom of page